Semana de Pedagogia traz como proposta principal a interação entre cursos através da troca de experiências utilizando-se das várias perspectivas da Educação através do conhecimento científico.

O evento que se fundamenta nas atividades pesquisa e extensão busca a interação entre a UEMG, as escolas e os moradores de Passos e região.

Para nós, existe a necessidade de um estreitamento entre a Universidade e a comunidade, onde se trabalhando em conjunto com uma linguagem simples e que seja acessível a todos, mostramos a importância de nossas pesquisas e projetos e os impactos positivos que essas atividades universitárias causam no cotidiano de cada um.

Afinal a Educação é a base de uma sociedade!


Pedagogia

O curso forma professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, podendo atuar também em outros espaços; na elaboração e análise de materiais didáticos (livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem); realizar pesquisas, bem como coordenar e supervisionar equipes de trabalho.

Modalidade: Licenciatura
Turno: Noite
Número de vagas: 40
Duração: 4 anos
Regime de matrícula: Semestral
Renovação de Reconhecimento: Resolução SEDECTES nº 016 de 07/02/2017, publicada em 09/02/2017
Coordenador(a): Profª Adelino Francklin

Áreas de atuação: Creches; instituições de ensino que oferecem cursos de Educação Infantil e Fundamental; como gestor de processos educativos de sistemas e de instituições de ensino; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não formais, como organizações não governamentais, entre outras.

Área: Ciências Humanas


Centro Acadêmico Macaé Evaristo

Pedagogia/UEMG - Unidade Passos


O Centro Acadêmico da Pedagogia Macaé Evaristo foi fundado em 3 de maio de 2019, através de assembleia com os discentes, com o objetivo de representar os estudantes do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Passos.

O Centro Acadêmico tem como homenageada Macaé Evaristo, escolhida por meio de votação com os discentes do curso. Sendo uma personalidade feminina importante para educação do estado de Minas Gerais.

A escolha do logotipo do Centro Acadêmico representa o símbolo da Pedagogia, composto pelo Caduceu, o bastão que expressa o poder do profissional, as duas serpentes, retratando a sabedoria, as asas, representando a virtude, a Flor-de-lis, caracterizando a orientação e a cor dourada, que traz a luz do saber.

A Chapa Florescer, eleita através de votação com os estudantes do curso, está na posse do Centro Acadêmico desde 29 de maio de 2019, visando realizar um trabalho democrático, por meio de coordenadoria conforme o estatuto da entidade. Sendo composta pela Coordenadoria Geral - Fabiana Borges, Coordenadoria Administrativa - Liliane Pádua, Coordenadoria Financeira - Flaviane Frazão, Coordenadoria de Comunicação - Guilherme Silveira, Coordenadoria de Cultura e Extensão - Isabelle de Jesus e Coordenadoria de Ensino e Pesquisa - Lisley Oliveira.

Facebook: https://www.facebook.com/camacaeevaristo/

Instagram: https://www.instagram.com/c.a.macae_evaristo/


A Associação Atlética Acadêmica Los Bukaneros foi fundada em 12 de Setembro de 2017, com intuito inicial de integrar os esportes aos cursos de licenciatura, além de promover maior interação entre os cursos de licenciaturas.

O nome Los Bukaneros foi inspirados nos Bucaneiros, piratas caribenhos que atacavam navios e cidades espanholas no Caribe e na América Central, mostrando, de certo modo, resistência contra a colonização europeia. A escolha do nome, além de fazer menção a resistência que os cursos de licenciatura possuem, também é uma homenagem a maior torcida Antifascista da Espanha. A torcida do Rayo Vallecano de Madrid, que possui o mesmo nome da atlética, Bukaneros!

A nossa missão é elevar os nomes dos cursos de licenciatura que dentro da universidade tem pouco reconhecimento, não possui representatividade ativa e participativa, sendo assim "esquecidos".

Além do foco esportivo, a Atlética Los Bukaneros também trabalha para apoiar e levantar bandeiras de causas sociais, com o objetivo de promover o conhecimento, a interação com essas causas e uma participação mais ativa.

Acreditamos que o esporte é nossa arma de inclusão, interação, de conhecimento e resistência.

Facebook: https://www.facebook.com/AAALosBukaneros/ 

Instagram: https://www.instagram.com/aaalbukaneros/